Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Festas Infantis como antigamente

Antes de tudo vou deixar claro, não julgo quem faz festa festa em casas de festas, muito menos quem faz festas grandes no primeiro ano, no entanto para nossa família a opção foi diferente.

O um aninho do meu filho foi comemorado de forma dupla. Minha sogra e a bisa fizeram uma festa para ele e a afilhada/bisneta americana que estava no Brasil. A comemoração dupla teve meu toque, mas considero a festa oficial mesmo um bolinho no dia do aniversário com avós, bisavós e amigas que moram por perto. Foi um lanchinho simples com bolinho, mas feito com muito carinho e marcado no coração.

As festas do filhão sempre foram no melhor estilo “mutirão de família”. Talvez herança das festas que eu e marido tivemos quando criança. Nossas mães, ambas criativas e talentosas, participaram da leva de mães que criaram festas decoradas, com brindes e brincadeiras originais. Somado a isto minha vó era uma boleira, doceira nata, capaz de construir castelos com bolos e chocolates. Eu e meus irmãos crescemos organizando churrascos e festas desta forma, cada um fazendo um pouco, envolvendo os amigos.

A última festa do filhão tivemos que encolher muito a lista. A grana não estava muito estável e não contratamos o toldo que cobre o gramado da vovó. O medo de muitas crianças dentro da sala recém decorada dela foi grande. No entanto filhão veio com um tema que transformou todo o planejamento. Ele queria a festa de super herói, quando questionado qual herói a resposta não poderia ser melhor “O super herói que tem dentro de mim!”

mesa-2-cupcakes--festa-infantilsuper-heroi-universo-materno

Pesquisei muito na internet, principalmente as festas americanas (sempre com no máximo 8 crianças) e fomos adaptando as ideias. Conversei com filho e ficou combinado que comemoraria com os amigos da escola na escola e teríamos uma lista bem enxuta de amiguinhos.
Mamãe com formação em design gráfico arregaçou as mangas. Criamos um boneco/herói com algumas características dele, com um símbolo único, mas que o lembrasse dos heróis que conhece.

Mesa criada por mim para o meu super heroi
mesa-2-bang-chocolates--festa-infantilsuper-heroi-universo-maternomesa-2-dinamite-batom--festa-infantilsuper-heroi-universo-materno

Brincadeiras? Um pula pula, alguns brinquedos dele no gramado, um peso de isopor e plaquinhas para tirarem fotos bancando herói e o maior sucesso da festa, caixas de papelão que o mercado próximo nos cedeu pintadas para brincar como blocos gigantes. Passados mais de 6 meses os blocos continuam na casa da vovó e sempre fazem parte das brincadeiras por lá.

Sou mãe que se joga rsbrinquedo-festa-infantil-universo-materno
blocos-montar-2-festa-infantil-universo-maternoblocos-montar-festa-infantil-universo-materno
super-heroi-peso-festa-infantil-universo-maternovamos-brincar-festa-infantil-universo-materno

O brinde? Tenho adotado sempre algo que seja parte das brincadeiras ou de uma atividade da festa. No 2º aniversário bolas e bambolês, no 3º raquetes em formatos diversos para fazer bolhas de sabão e neste cada criança recebeu um envelope com uma máscara e dentro uma capa com pedaços de feltro incluindo sua inicial para personalizar a capa.

brindes-festa-infantil-universo-materno-01brindes-festa-infantil-universo-materno-03

As comidas também são simples. Nada de buffet, nada de frituras. Servimos pães de queijo, nuggets e pipoca. Uma mesa de apoio fica disponível para os convidados com pastas, pães diversos, frios, cachorro quente num rechau para ficar quentinho e muitas frutas. Sim, são sempre um sucesso! Outra dica já adotada por outras amiga mamães é colocar potinhos com biscoito maizena e polvinho ao alcance das crianças. Bebidas em isopor, algumas jarras e copinhos para os convidados se servirem.

mesa-3--festa-infantilsuper-heroi-universo-maternomesa-4--festa-infantilsuper-heroi-universo-materno

Eu penso que festa é sempre festa. Particularmente não curto o barulho das casas de festa ou animações que em raríssimas exceções em equipe praparada para lidar com crianças. Meu intuito é apenas deixar o relato, compartilhar o que fizemos com carinho e mostrar que existem muitas alternativas de como comemorar.
super-heroi-fruta-festa-infantil-universo-materno
super-heroi-universo-materno-festa-infantil

Agradecimento especil para:
- minha irmã Sabores da Alma que herdou os dons da vovó e faz os bolos e doces todos os anos.
- as amigas que muitas vezes colocam a mão na massa comigo e meu marido
- a Ju da Mamãe Eu Quero que preparou as capas com muito carinho
- a Vivi Fotografia que registrou tudo captando caretas do filhão que nunca consigo e momentos tão especiais
- a todos que estiveram presentes neste dia especial

9 comentários:

Dany disse...

Que festa linda!!!!!!!!!
Tá de parabéns pela criatividade!!!

Marcio Carvalho disse...

Ana, exelente seu Post, voce contou a historia da festa de maneira impar, eu estava la e tudo pareceu novidade...

Anamaria - mãe feliz e babona disse...

Marcio,

quem contou a historinha foram vcs da ViVi Fotografia. As imagens que contaram a historinha no post. Foi bom demais rever e difícil selecionar

Festa Express disse...

Nossa, adoramos sua festa!!!

Nós também fornecemos materiais para festas infantis em casa a um preço acessível para todo Brasil.

Confira em www.FestaExpress.com

Um beijo,
Equipe Festa Express

Anônimo disse...

Olá,
Vc teria um email ou tel de contato, pois gostaria de saber informações sobre a festa de super herois, como o contato da festa de ideias...

Aguardo seu retorno
Atc
Giselle
gigavanzi@yahoo.com

Anônimo disse...

Ana, que coisa mais linda!!!! Encontrei alguém que pensa e age como eu ... hahahha* Tb sempre criei as festinhas das sobrinhas e agora meu grande desafio será a do João, pois sempre vivi no mundo cor de rosa e preciso mergulhar neste universo masculino para me inspirar. estou aos poucos conhecendo esse mundo! Sua criatividade me empolgou demais, será mais uma de minhas gurus, pode ter certeza! PARABÉNS!!!!!
Bjs Dani Varges

Anamaria - mãe feliz e babona disse...

Obrigada Dani
Não sabia dos seus dons...vamos trocar figurinhas. Estou começando a criar a festinha de 5 anos :-)
Bjs

Renata disse...

Amei essa festa. É o clima que quero para o niver do meu pequeno. Parabéns!!

Camila Mont'Alverne disse...

Aii, adorei!! vi seu comentário no Garotas Estupidas e tive que conferir, pq achei LINDO a ideia daquela desing/decoradora (não lembro) de fazer tudo muito saudável, educativo..
Adorei as lembrancinhas dela.. focando na higiene das crianças, os lanchinhos, as brincadeiras.
E vi que vc fez tudo muito semelhante :)
Deve ter sido SUUPER gratificante pra vc isso, né? Se empenhar tanto numa festa que eu tenho certeza que garantiu muita alegria tanto pras crianças quanto pros pais..
Tá de parabéns! :D
Mostrou que se pode fazer uma festa simples, sem gastos absurdos que se costuma ver por ai, e ao mesmo tempo excelente! :)

Beijão,
Camila Mont'Alverne