Pages

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tradição de Natal - Pintando o Sete

Falei tanto desta tradição de natal da minha família no twitter e em outros blogs que precisava virar um post.

Quando crianças nosso natal começava bem mais cedo, ainda nos preparativos. Solução criativa da minha mãe para a ausência do meu pai devido a viagens de trabalho. Era uma forma dele estar presente no “natal”.

Entre os preparativos um que sempre adorei  foi pintar os vidros da casa. Minha mãe fazia o contorno e nós, ainda crianças, a ajudávamos a colorir o desenho. Aos poucos eu assumi a tarefa e no dia de colorir meus irmãos se uniam a mim, algumas vezes filhos de amigos, depois sobrinho.  Este ano, meu filho já com 3 anos, pintou comigo pela primeira vez.  Foi um momento muito especial.

Registro do filhão pintando pela primeira vez

É sucesso garantido entre as crianças.

Afilhado pintando com ajuda da mãe


Nossa arte!
Para quem quiser aderir seguem as dicas e como fazer:

1. Use tinta guache, tenha um copo com água para limpar os pincéis e um pano

2. Eu costumo desenhar primeiro no papel em tamanho menor e deixar preso no vidro para ir olhando. Se errar não tem problema, deixe a tinta secar um pouco e retire o que quiser com pano seco ou ligeiramente úmido.

3. Faça o contorno com a tinta preta.

4. Deixe as crianças se divertirem pintando. Lembre-se que o importante não é o desenho ficar perfeito, mas a brincadeira em si.

5. Quando as crianças terminarem você pode retirar o excesso de tinta com o pano. Refaça o contorno com mais uma camada da tinta preta.

6. Fica mais bonito do lado oposto da tinta. Se você for pintar sem crianças pode usar o movimento das pinceladas para fazer efeitos (por exemplo ondas na barba e cabelo).

7. Como está pintando no vidro lembre-se de evitar palavras pois do lado oposto não fará sentido algum ;-)

Feliz Natal!

9 comentários:

Chris Ferreira disse...

Adorei,
não sabia que dava para fazer com tinta guache. Eu estava procurando umas canetinhas da Faber Casttel que desenham em vidro para fazer uma decoração na janela.
Feliz Natal para vocês.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Renata Rainho disse...

Sensacional, vc teve uma excelente mãe. Não tenho nenhuma lembrança positiva desta época do ano...

Anamaria - uma @MaeMaluquinha disse...

Chris,
sempre fizemos com a famosa tinta de dedo :-) Funciona muito bem. Legal seu blog.


Renata,
sim, minha mãe sempre foi muito criativa e dedicada :-) Até hoje sua vida é a família.

Espero que você crie novas situações que gerem boas lembranças ;-) Voce foi sempre tão atenciosa comigo, lembra de detalhes do que as pessoas gostam, se interessam. Vc tem tudo p/ isto.

Fátima disse...

Que lindo, Ana!!!
Fiquei até emocionada!
Um Natal repleto de paz e luz pra vcs!
Bjs

Anamaria - uma @MaeMaluquinha disse...

Obrigada Fátima! Por responder tão tardiamente desejo a vocês um Feliz 2011.

Espero que tenha tido um excelente Natal! :-)

Elaine Cunha disse...

Que idéia simples e bacana. Anotadissímo!

Beijos, Elaine Cunha

Gisele Leandro disse...

Sensacional! Ameiiii! Quero fazer ano que vêm, Enrico vai amar esta atividade. E eu tb =) Obrigada por compartilhar e um Feliz 2011!
beijos

Mamãe Marta disse...

Anamaria, que lindo!
Estava atrás de ideias lindas assim por Natal em família.
Te conheço da comunidade Maternidade, e sempre aprecio suas idéias criativas. Parabéns!

Estou precisando de uma dica: sabe aquelas fotos em tamanho natural que ficam de pé(como você fez no seu casamento)? Conhece onde posso fazer aqui no Rio? É pro aniversário da minha filha.
Obrigada!
Marta

Anamaria - uma @MaeMaluquinha disse...

Marta, eu não consigo mais visualizar...acho que terei que subir as imagens novamente. Vc viu as imagens?

Agradeço os elogios

Aquele poster que fizemos no casamento foi feito na PowerImage de Ipanema. Não sei se fazem nas do centro e botafogo

Bjs