Pages

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dando uma forcinha para o diálogo

Algumas amigas, abismadas por meu filho praticamente fazer um relato das atividades da escola,  reclamaram comigo que seus filhos lhes contam pouco sobre sua vida escolar. Elas perguntam como foi o dia e a resposta se resume a um simples “Foi bem”.

A  personalidade da criança pode influenciar e muito, mas claro que podemos motivar a conversa. Antes de tudo é preciso ter diálogo aberto com os filhos, seguir o famoso “puxar papo” (mas respeite quando a criança não quiser) e estar pronto para responder pacientemente às inúmeras perguntas que virão.

Minha mãe já chegou a falar “nunca vi explicar tanto para uma criança”. Desde de bebê criamos o hábito de conversar com nosso filho. Sim, eu conto das minhas reuniões, explico quando preciso que ele durma na casa da avó e aqui o pai verbalizou uma regra que seguimos: sempre responder a tudo. Afinal, através da curiosidade que a criança aprende. Nota: claro que respeitamos seu tempo e habilidade de compreensão da idade.

Agora prepare-se para perguntas como que recebi um dia quando dirigia com ele para casa da vovó:  - Mamãe, quando o papai era médico (deve ter achado por causa da roupas nas fotos) e ele me tirou de dentro da sua barriga doeu muito? (risos) Depois do susto respirei e respondi: - Um pouquinho, mas valeu porque queria muito ter você pertinho de nós. Mamãe e papai sonhavam com você há muito tempo.

Voltando a escola, já que hoje muitas crianças passam um bom período de seu dia lá. Escolhemos uma escola onde temos acesso a muitas informações e diálogo aberto com a direção e toda equipe. A escola atualiza semanalmente em seu site o ao planejamento diário de suas aulas e aulas de inglês, assim como o planejamento de aulas semanais como de música e educação alimentar. Além disso temos acesso ao cardápio completo.

Isto ajuda muito, pois naquele dia que meu filho não quer tanto papo eu posso falar. Fiquei sabendo que teria colagem hoje, você gostou? Ou reinforçar o que ele aprendeu na escola durante um passeio. Em 2011 parte do projeto foi sobre meio ambiente, ele ficou encantado com a água e num passeio no Parque Ecológico Chico Mendes o levei até a lagoa, hoje poluída, e as perguntas choveram.

E você? Participa ativamente da vida do seu filho? Vamos trocar idéias? Participe!

7 comentários:

Bianca disse...

Aninha,
Aqui em casa fazemos como vocês...Muuuito diálogo! O Antônio anda super tagarela e também pergunta muito, coisas de todo tipo "quem pintou o céu de azul?", "tem piscina no seu trabalho?". E sempre conta coisas da escola, inclusive coisas que aconteceram com os outros amiguinhos...ele é meio fofoqueirinho...rs...E agora nas férias ele de vez em quando lembra de alguma coisa que aconteceu na escola e me conta. Hoje ele veio com essa: "os meninos grandes da escola me chamaram de neném e eu não gostei".
Estou feliz porque nos veremos em breve! Finalmente! Eu comentei com o Antônio que veríamos o Lucas e ele perguntou: "ele já ficou bom do dodói?" (isso porque contamos pra ele da cirurgia do Lucas, na época da cirurgia e ele não esqueceu).
Bjs.

Anamaria - uma @MaeMaluquinha disse...

Que delícia! Muita saudade de vocês!

Lucas tem dia que chega a um ponto que tenho que pensar muito para responder rs ou fico cansada mesmo, mas logo vem na cabeça que é sua forma de aprendizado e fico toda orgulhosa das perguntas :-)

Que lindinho ele lembrar da cirurgia :-)

Muito feliz de saber que iremos nos reencontrar! :-)

Bjocas p/ todos

Juliana disse...

Oi Ana, também sou embaixadora, entramos na reta final da campanha da Pritt, meu filho diria para ligar o turbo, eu penso: que tal dar um gás e aproveitar para divulgar mais essa idéia tão bacana?
Abraços!

Andressa disse...

Olá, meu nome é Andressa e na minha andança pelos blogs da vida encontrei o seu e o título me chamou a atenção. Parabéns pelo blog, adorei as abordagens que vc faz...e vou segui-la!
bjks

http://mamaetaon.blogspot.com

Sandra Portugal disse...

Conheci seu espaço através da Chris do Inventando com a Mamãe, e adorei! bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Susan disse...

Oi Ana Maria!
Achei seu blog e gostei muito! Entrei á pouco tempo nesse mundo de blogagem, e que coisa bacana poder trocar e dividir experiências com outras pessoas.
Já virei seguidora e vou marcar presença sempre!
Um abraço.

Thalita Dol disse...

Diálogo é o nosso sobrenome!
Aqui estamos trilhando um caminho parecido. Adorei todas as suas dicas!

bjs!!